21 de abr. de 2012

TROCA DO PRIMEIRO DENTINHO

Este acontecimento não pode ficar de fora: em janeiro, com apenas 4 anos, Bruno perdeu seu primeiro dentinho (dente inferior). Foi bem tranquilo para o Bruno (não posso dizer o mesmo) e aconteceu assim:

Durante dois dias seguidos Bruno reclamou de dor no dente inferior, olhei e não vi nada aparente que justificasse a dor. A consulta com a odontopediatra estava em dia, portanto, não fiquei preocupada e resolvi apenas acompanhar e observar as queixas.

O terceiro dia de queixa me deixou preocupada, falei para o Bruno se deitar e toquei no dente .... que susto eu levei .... não esperava sentir o dente balançar, tava molinho, molinho (ai que nervoso).

Na mesma hora veio em minha cabeça: 

"Se o dente cair vai sangrar, e se as plaquetas do Bruno estiverem baixas? Será que corrre risco de hemorragia ?" 

Desespero tomou conta de mim, perguntas e mais perguntas sem respostas. Eu não sabia como estava a contagem plaquetária, a médica me proibiu ficar fazendo exame com muita frequência (senti raiva de mim mesma por ter obedecido a médica). 

Falei por telefone com a hematologista de plantão, ela me orientou observar o sangramento, se sangrasse muito eu teria que leva-lo para o hospital. 

No momento, não lembro o porquê de não ter corrido para o laboratório fazer a contagem plaquetária  (isto aconteceu em janeiro e estamos em abril, cabecinha fraca a minha).  Só sei que eu continuei com o coração na mão, não era o dia de atendimento da odontologista do Bruno, para piorar, ela estava viajando (é sempre assim quando mais precisamos). 

Marido e eu resolvemos levar o Bruno em um hospital odontológico 24h que tem aqui na Asa Norte, foi a melhor coisa que fizemos. O odonto de plantão nos acalmou, informou que o dente estava quase caindo, ele só não arrancou porque não queria provocar sangramento desnecessário, o dente caindo sozinho sangraria menos.  O odonto também disse que não é comum hemorragia por troca de dente, mesmo em casos de plaquetopenia (plaqueta baixa). Para finalizar sugeriu que ficássemos balançando o dente levemente. Voltamos para casa bem mais tranquilos.

Neste mesmo dia, no final da tarde, Bruno perdeu o dente. Ele estava lanchando, comendo um misto quente feito pela mamãe babona, quando o "bendito" caiu. Bruno veio ao meu encontro com o dentinho na mão e falou: "Mamãe, caiu meu dentinho. Olha.".  

Oh! foi tão lindo ve-lo todo alegre com o dentinho que havia caido.  rsrsrs

Imediatamente, fui verificar o sangramento .... Sangramento ???? Que sangramento ???? Foram apenas algumas gotinhas de sangue que desapareceram após comprimir com um paninho limpo, conforme orientação do odonto.

OBS.: alguns dias depois fizemos um exame de sangue para a consulta periódica, as plaquetas estavam altíssimas e continuam assim até hoje.  Felicidade total.












0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADINHO PARA NÓS

acesso gratis